domingo, 6 de janeiro de 2008

Segundona, até que enfim!





Eu, como outros 30 milhões de brasileiros, sou corintiano.

Sofri demais em 2007. E, na vã tentativa de me desviar das provocações alheias, criei e popularizei a frase “quem vive de título é acionista e banco”. Afinal, nós corintianos vivemos da fé. A questão é: um mês inteiro de reflexão me fez enxergar que a história do Corinthians precisa de rebaixamento assim como um bom romance precisa de tragédia.

Para aqueles que me acham louco, sim eu sou, mas vou me explicar. Durante muito tempo invejei o fanatismo dos corintianos mais velhos, que permaneceram fanáticos mesmo após a grande estiagem de títulos anos que marcou um período negro de nossa história. Eu queria ter estado lá!


Queria ter cruzado a Via Dutra em segunda marcha, buzinando e tremulando minha bandeira junto de outros milhares de Fiéis. Ou então, cruzado o campo do Morumbi de joelhos, apenas por causa de um único título paulista. Dessa forma eu teria demonstrado minha fé através das provações - e não das conquistas, como fiz durante minha infância e adolescência.

Mas agora tudo mudou. As gerações mais novas têm por fim a chance de experimentar o que é ser verdadeiramente corintiano. E até que enfim!

Após um ano cheio de conspirações contra todos os Fiéis, que se estendiam dos juízes e tribunais e chegavam até a FIFA, eis que enfim eles conseguiram nos derrubar. E agora, quase que arrependidos, perceberam que isso pouco nos afeta. Cada vez mais estende-se por todo o Brasil um sentimento de admiração pela nossa fé. Inveja. Assim como devia ser nos tempos da Invasão (que só se escreve com letra maiúscula, sempre), o fenômeno sócio-antropológico-espiritual chamado Corinthians novamente impressiona a tudo e a todos.

E a torcida? A torcida só cresce. Mais do que antes. A vida é assim, em frente ao abismo, até os ateus se voltam à fé. E como nenhum corintiano tem bom juízo, uma pequena estiagem de títulos só nos fará mais fortes.

Afinal, como criou com sabedoria um dos corintianos doentes que eu conheço, Aqui tem um Bando de Louco!

5 comentários:

Tiago Marconi disse...

Lindo texto!

O blog está bonito (o blogspot é bem mais bonito que o uol e a foto é show) e a descrição muito engraçada.

Agora vou ler os outros textos!

VOLTA, CORINTHIANS!!!

Anônimo disse...

A seleção tarja preta é um bolão!

Hermano

Anônimo disse...

Segundona, até que enfim!
realmente perfeito o título do post!
esse timinho já era para ter caído faz muito tempo inclusive no campeonato paulista, fato que acontecerá este ano.
Vai timão ruma a segunda divisão!

Anônimo disse...

calma Fran,
vc ainda pode se tornar um fiel maior ainda: EXISTE A 3ª DIVISÃO!
quem sabe algum dia vcs chegam lá... já pensou que glória? inveja do Fluminense...
(tem que ser bem burro pra comemorar uma queda para segundona, mas nada que a fé não resolva)
Fiel, estou procurando um time pior pra vc ser devoto mas ainda não encontrei.
meus sinceros parabéns!

Anônimo disse...

Excelente texto!
Por que você não escreve um romance ou uma peça de teatro?
Leva jeito.